quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Bora ler nacional?| Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias


Título: Mulheres que não sabem chorar
Autora: Lilian Farias
Editora: Giz Editorial
Nota: 5🌟 +  💗
Adquira: Saraiva | Amazon
Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo.
Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.
⬝⬝⬝
Vocês alguma vez já leram um livro, chegaram ao fim e não souberam o que fazer? Não souberam simplesmente como continuar o dia porque você leu um livro tão bom que fica se perguntando porque não o fez antes? Foi isso que aconteceu quando terminei a leitura de Mulheres que não sabem chorar. Para vocês terem uma ideia eu li esse livro há mais de um mês - se não dois, e ainda estou me embolando para fazer uma resenha.
Preciso tentar né? Mas são tantas emoções que estão me atravessando agora. Quero que essas palavras façam jus ao que esse livro quer passar. A autora Lilian Farias escreve essa história dando vida a personagens femininas, que assim como o título sugere, não choram. Porém, não julgue antes de conhecer, não estamos falando de agua salgada saindo do olho, é muito mais que isso.
O enredo traz como personagens principais, mulheres que já passaram por tanto na vida que muitas vezes não sabem como agir ou agem sem se importar. São duas vizinhas que se odeiam e acham motivos para brigar o tempo todo; a garota que já teve tantos amores, mas ainda assim se sente só; a garota que está perdendo a mãe para o alcoolismo e a mãe que perdeu a filha para o câncer; a garota que achava que tudo estava certo até a vida tomar um rumo diferente; a mulher que já não sabe como continuar vivendo; e nós, leitores, que mergulhamos tão profundo no livro, que não sabemos até que ponto é real ou não, até que ponto pode ser nossa história ou não – pelo menos comigo foi assim.
Embora a poesia flua de cada linha escrita pela autora, a história não foi construída com enfeites para fazer o leitor se sentir bem, é tudo feito para você refletir, é um tapa na cara para você acordar para a vida, é a história de amor bonita para fazer você ter esperanças, o final trágico para fazer você ver que nem sempre tudo está bem. São personagens com características tão reais que faz você se sentir intimo dele, desenvolver sentimentos por ele – bons ou ruins, devorar cada página rapidamente para saber se tudo vai dar certo e chegar ao fim triste porque acabou rápido demais.
A linguagem do livro é clara e objetiva, ora poética, ora crua, nua, sem pudor, trazendo o ser humano em todas as suas faces e defeitos, sendo o mais fiel possível ao que vivemos e com uma mensagem importantíssima, que faz você refletir e questionar o mundo por horas, - se não semana como fiz. Eu sinto que que me tornei uma mulher diferente ao fim dessa leitura, com uma visão diferente de mundo, atenta a tudo ao meu redor e tentando dar o meu melhor em tudo.
Gostaria de agradecer a autora, Lilian Farias, pela parceria e por ter me dado a oportunidade de ler esse livro maravilhoso, que fez um marco muito importante em minha vida. Eu estava precisando ler as suas palavras.
Você leitor deve estar se perguntando, “mas, Júlia, e a história do livro? ”. Bom, verdade é que eu não consegui colocar em palavras a trama do livro e, mesmo que conseguisse, eu juro a você que ler o livro sem saber da trama torna a leitura muito melhor. Uma dica? Prepare seu coração e mantenha a mente aberta para a leitura. Minhas emoções entraram em conflito: eu ri, chorei, praguejei, chorei, senti raiva, ódio, nojo, suspirei, chorei, chorei, chorei. Mas no fim me senti bem. Eu estava precisando derramar aquelas lagrimas e abrir meus olhos para o mundo. Mulheres que não sabem chorar é a história de Verônica e Olga e Ana e Marisa e tantas mulheres que poderiam ser eu, você, uma vizinha, uma amiga, uma irmã.
Esse livro entrou para o Top 5 livros da vida, me atrevo a dizer que foi a minha melhor leitura do ano. Recomendo!

“As pessoas sabem de mim, o mesmo que sabem todos os dias nos noticiários sensacionalistas que mais uma mulher foi agredida. E as pessoas continuam inertes a essa realidade. E a mulher que sobreviveu tem que continuar. Seguir em frente. Eu sou uma mulher que sobreviveu. Eu quero seguir em frente. [...]
O mundo não está preparado para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas. Faziam isso no passado, fazem isso no presente e, se não tornarmos cuidado, o futuro será pior. ”


“Chorar para curar. Aliviar. O choro não resolveu meus problemas, nem o tempo, só a sabedoria que o tempo trouxe e o coração que o choro esvaziou para entrar uma nova vida todos os dias. [...] E mais uma vez senti que meu corpo se curava, pois aprendi a amar. ”

2 comentários:

  1. Querida, fico muito feliz com suas palavras e reação de alteridade frente a leitura, muito me anima encontrar pessoas como você <3

    ResponderExcluir