terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Bora ler nacional?| É Inverno - Cecilia Mouta



Título: É Inverno
Autora: Cecilia Mouta
Editora: Chiado
Nota: 5 🌟

Sinopse: Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.
Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.
---

" A verdade era que não importa se vivemos 8 ou 80 anos. a vida sempre será curta, porque sempre haverá sonhos a serem realizados, e não teremos tempo para eles."  - É Inverno, pg. 104

É uma sorte que eu já tenha parado de chorar. Esse livro é forte, é lindo e emocionante e eu nem sei se consigo desenvolver uma resenha decente aqui.
Izzy está prestes a fazer 9 anos e tem um grande fascínio pela neve. A neve acalma, deixa em paz. Porém nesse inverno as coisas estão tão estranhas. Ela não está tão animada para o seu aniversário, uma sensação estranha vem acometendo-a e para piorar, sua amiga também está estranha. No dia que se tornaria o pior da sua vida, tudo parecia conspirar para que ela nem sequer levantasse de sua cama. Para piorar, sua melhor amiga Lil está estranha, seu amigo Mat não está nada bem e Sam não apareceu na escola. Só há uma explicação para que Lil esteja tão estranha: seus pesadelos, que de alguma forma preveem tragédias. O problema é que Lil não te conta as coisas e Sam não aparece por cinco aulas. Tendo esperança de que tudo isso é só uma coincidência bem ruim, Izzy teme que algo de ruim tenha acontecido com Samuel e ao mesmo tempo está chateada com Lil por não te revelar como foi o tal pesadelo. Mat muito menos sabe de alguma coisa. A bomba vem quando suas mães vão busca-las e o que Izzy mais temia se torna realidade. O Samuel sofreu um acidente. A partir daí as coisas só pioram. Os amigos temem pela vida de Sam, e a amizade dos três se abalam devido a isso. Quando o pior acontece e, infelizmente, Samuel morre, as coisas só pioram. Mat deixa de falar com as meninas, Lil continua escondendo algo da amiga e Izzy não consegue conviver com a dor que a falta do se amigo traz. A partir daí as coisas tomam um rumo louco, que se eu contar não tem graça. Só há uma pista que posso deixar a vocês: nada é o que parece.
Confesso que houve momentos em que eu me confundi e fiquei incomodada, mas tudo se acerta no final, porque tudo gira em torno desses detalhezinhos que parecem não fazer sentido. Como não sou feita de pedra, derramei umas lagrimas na calada da madrugada tentando não acordar minha família e essa foi uma das coisas mais difíceis, porque eu chorei durante umas vinte páginas. Serio mesmo. Mesmo que uma das minhas teorias tivesse sido correta, eu não estava preparada para receber a confirmação disso.
A linguagem do livro é super simples, narrado em primeira pessoa pela Izzy e nos deixa sentir tudo que ela está sentindo. A profundidade dos seus sentimentos, os questionamentos, os medos, tudo é perceptível ao longo da narrativa. Izzy, embora com sua pouca idade, é forte e tem todas aquelas duvidas que as crianças de sua idade têm. No início eu pensei que não gostaria do livro por ser no ponto de vista infantil, mas isso faz a diferença no decorrer do livro. O livro é emocionante e triste, e além disso deixa várias reflexões para o leitor. Eu particularmente amei e me pus no lugar da Izzy várias vezes, questionando-me tanto quanto ela.
Simplesmente lindo.

Recomendo! 

Adquira o livro em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário