quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Bora ler nacional?| Arco-íris de nove cores - Any Palin


Título: Arco-íris de nove cores
Autora: Any Palin
Editora: Chiado
Nota: 5🌟


Sinopse: "Desculpe-me, sua doença é degenerativa, viverá no máximo 8 anos."
Calei-me e segui em frente, mas pouco sabia do que me esperava pelos caminhos. A doença seria o menor de todos os problemas.
Any era uma criança quando recebeu a sentença de que viveria no máximo oito anos. Ainda pequena, a vida iria lhe mostrar, através de muitos infortúnios, que, mais do que as sete cores que compõem o Arco-Íris, haveriam outras duas que o completariam realmente. Descobriu uma vida em preto e branco, mas não estava disposta a caminhar sem cores. Ela via todas as cores do mundo considerando outros pontos de vista e tendo fé. Aprendeu que paciência e resiliência são sábios companheiros e que, nesta viagem, todo mundo tem de buscar seu próprio Arco-Íris, e mais importante que isso, aprender a viver com esse Arco-Íris de nove cores. Entre no mundo de Any e descubra como ela conseguiu.

---




“Em um momento da vida, a Any descobriu que a vida mais é do que um a questão de pontos de vista, discernimento, complacência, paciência, fidelidade, coração, sangue na veia, cair e saber levantar-se e, principalmente, o mais importante, saber que apesar dos dias em preto e branco, o amanhã pode ser colorido.
Você pode fazer os dias em preto e branco serem menos preto e branco. Talvez apenas cinzento. Outros dias serão completamente coloridos, então, vive-los intensamente é imprescindível. ” (Pg. 257)

Eu não me canso de dizer a vocês como é incrível quando um livro, de qualquer gênero, toca a gente. Eu admito a vocês que não sou muito fã de livros biográficos, mas quando é bem escrito e tem uma história incrível, me ganha logo no começo.
Any já tinha história para contar desde antes de nascer e elas não param por aí. Quando pequena percebeu que tinha certa fraqueja no corpo, era magrinha e não conseguia movimentar algumas partes do corpo muito bem. Depois de diversos exames ela foi diagnostica com Distrofia Muscular Duchene, um tipo de distrofia que é quase exclusivamente do sexo masculino. Para piorar Any e sua família foram informados de que ela viveria no máximo mais oito anos. Imagina como é para uma criança ouvir que vai viver bem menos que o normal?
A partir daí muitas coisas aconteceram na vida de Any, mas, pelo incrível que pareça, pouca coisa realmente se trata de como sua doença era complicada e como ela odiava e tal, como a gente está acostumado a ver em histórias assim. A verdade é que Any viveu cada momento da sua vida intensamente, do jeito que ela queria e podia. Passou por todas as fases que nós passamos ou vamos passar: a adolescência, a rebeldia, problemas com os pais, amores, namoros conturbados, amizades boas, amizades ruins, momentos tristes, momentos felizes, momentos divertidos, termino, casamento, viagens, tudo o que você imaginar. Durante toda sua narrativa ela mostra o quanto é importante você viver cada dia e descobrir que os dias tristes são necessários para os felizes virem.
Eu não vou escrever muito porque acho que perderia a graça. Há tantas coisas, tantos momentos que parecem até mesmo bobos no livro, mas que me fizeram refletir. Eu me identifiquei com Any em diversos aspectos e sei que vocês também irão faze-lo.
Infelizmente, fui informada de que Any faleceu no dia 12/02. Ela era muito nova e tenho certeza que tinha muito mais a viver. Mas de uma coisa eu tenho certeza, ela cumpriu sua missão. Any, onde quer que você esteja, saiba que me tocou imensamente com suas palavras.
Termino essa resenha com uma das muitas frases maravilhosas que encontrei nessa obra:

“O meu desejo é que todos distribuam cores como puderem. Essa luz deve tocar a todos, independentemente de religião, raça, idade, país. Deixe que a luz entre e não deixe que um sopro de escuridão a apague nunca mais.” (Pg. 264)

Leiam Arco-íris de nove cores e emocionem-se com a história de Any assim como eu.

 Adquira em: Chiado Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário