quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Resenha| Minha versão de você - Christina Lauren



Título: Minha versão de você
Autora: Christina Lauren
Nota: 5 🌟 + 💗

Sinopse: Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário.
Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa. Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, Tanner não consegue recusar o convite, afinal de contas, quatro meses é tempo mais do que suficiente para escrever um livro, certo? O garoto está mais certo do que imagina, pois leva apenas um segundo para que ele note Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas de escrita do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian.

---

Não existe nada mais incrível do que quando um livro te toca profundamente. Admito que não esperava encontrar o que encontrei aqui, por mais que minha expectativa estivesse lá em cima.

“- Às vezes, eu me pergunto se é Deus ou a igreja que tem essas opiniões tão fortes a respeito dessas coisas.
- Quer a minha opinião? - Proponho com todo o cuidado. - Um Deus digno do seu amor eterno não o julgaria com base em quem você ama enquanto está aqui." 

Tanner é um rapaz sensível, incrível, um pouco impulsivo, amável e bissexual numa cidade onde praticamente todo mundo é mórmon. Porém, sua sexualidade ali é escondida para que as outras pessoas não o ataquem por quem ele é, afinal pessoas de sua própria família passaram por situações horríveis devido a sexualidade e religião. Com todo o apoio da sua família e ocultando muito bem o seu verdadeiro eu, Tanner mantém uma vida boa – levando em consideração o quanto se pode ser feliz escondendo-se do mundo. Tudo estava perfeitamente bem, até sua amiga Autumm, enquanto discutiam sobre as matérias do último semestre do ensino médio, dizer que ele não escolheria o Seminário por ser preguiçoso demais para isso. Sentindo-se desafiado, Tanner se inscreve na matéria e agora tem um grande problema na sua frente: escrever um livro em apenas um semestre. Como se nada pudesse ficar pior em sua vida, Tanner se vê apaixonado pelo lindo, gentil e incrivelmente mórmon Sebastian.
Como todo adolescente apaixonado, Tanner não para de pensar em Sebastian, mas estava convicto de que aquilo era só uma paixão passageira. Errado! Durante uma aula, ele escreve umas linhas que não mostraria a ninguém, só para fingir que fazia algo para o professor, pois não tinha nada escrito ainda. Tudo dá errado quando Sebastian se oferece para ajuda-lo fora da sala de aula. Poderia ser pior? Ali dentro ele tinha todos ao seu redor impedindo-o de fazer besteira, mas lá fora? Como não tem nada escrito e não pode deixar a oportunidade de estar próximo de Seb passar, Tanner acaba escrevendo duas linhas que mudariam tudo para sempre:
“ Um garoto queer, metade judeu, metade nada, se muda para uma cidade infestada de mórmons. Ele mal vê a hora de dar o fora. ”
A merda bate no ventilador: agora Sebastian sabe que Tan é bissexual e como se tudo já não estivesse uma grande merda, o garoto percebe em suas atitudes e no seu texto que Tanner tem sentimentos por ele. Incrivelmente envergonhado e tentando a todo custo esquecer essa paixão pelo filho do bispo, Tanner faz o possível para não constranger o Seb. Mas tudo muda quando Sebastian admite gostar de garotos. A partir daí acontecem tantas coisas, tantas situações ruins, outras boas, outras apaixonante, e quem está lendo se vê no limite de todos os seus sentimentos e torcendo por esses dois de uma forma que haja coração.
O livro começa narrado pelo Tanner, começando de quando ele decide se inscrever no Seminário até a data de entrega do livro. Após isso os próximos dois capítulos são em terceira pessoa, trazendo o lado de Seb no fim da estória e também o que acontece depois com Tanner e o epilogo é novamente narrado pelo Tanner. Isso não confunde de forma alguma, na verdade eu amei essa alternância por ser bem diferente. O livro é lindo, doce, traz esse calor da adolescência e a primeira verdadeira paixão, a profundidade dos sentimentos, o quanto a sociedade LGBTQ ainda é maltratada e excluída da sociedade. O Tanner é um personagem profundo, lindo por dentro e por fora, cativante e eu me identifiquei muito com ele em alguns aspectos, como na sua impulsividade e no quanto ele se entrega de coração quando gosta mesmo de alguém. Sebastian é doce e tão fofo que eu queria proteger ele dos personagens do livro com medo dele se machucar por causa dos outros, pode isso? Eu poderia passar horas falando desses dois e não cansaria porque são incríveis e muito bem fundamentos e quando você se dá conta está torcendo pelos dois e sofrendo com eles.
Enfim, Minha versão de você é um livro delicado, bonito, que traz todos aqueles problemas que adolescentes passam, e também a transição para a fase adulta, o amor, a amizade, os medos, além disso trata de temas importantes e que devem ser discutidos como sexualidade, tolerância religiosa, aceitação dentro da igreja, e as consequências que alguns atos podem trazer. Eu ri, xinguei, me emocionei, me apaixonei, shippei e vi-me sentindo tudo que eles sentiam. Me envolvi tão profundamente, que quando acabou eu chorei, juro, gente, chorei porque tinha acabado! Se procura um romance delicado, leve e mesmo assim profundo, Minha versão de você é uma opção.

Vocês já leram? O que acharam? 
XoXo

Nenhum comentário:

Postar um comentário