sexta-feira, 28 de julho de 2017

[Bora ler nacional?] Tenebris: O fim é apenas o começo - Erika Gomes


Título: Tenebris: O fim é apenas o fim de começo
Autora: Erika Gomes
Nota: 5🌟

Sinopse: Até o Diabo pode surpreender...

Há muito, Lúcifer não é “aquele que traz a aurora”, como seu nome sugere.
Desde que liderou a rebelião contra seu Criador, foi condenado a Sheol, o inferno, onde instaurou seu próprio reinado. Muitos o seguiram porque acreditaram nele, tornando-se seus serviçais ou aliados.

No entanto, Lúcifer sentia-se sozinho e cansado. Depois de trair Deus, sentia falta dele, de sua essência celestial e de uma razão verdadeira para sua existência. Seria possível que um dia retornasse?

Conhecido como Heylel, na Terra, Lúcifer encontrou alguém que mudou seus sentimentos. Anna, uma bela mulher, que lhe ensinou o amor e lhe presenteou com uma filha. Amou ambas com todo seu coração, mas nem sempre é possível viver o que se deseja.
Heylel não é humano e sua alma desvirtuada não é divina. Ele é o Senhor de Sheol, e seus demônios não estão contentes com a passividade do líder.
Uma guerra se aproxima e Heylel precisará envolver nela seu bem mais precioso. Sua família.




Tenebris começa nos apresentando Lauren. Uma garota de 17 anos que acredita não se encaixar muito bem no mundo, afinal ela vê coisas e seres que ninguém mais vê desde pequena, e não consegue dormir bem a noite nem se atentar as coisas durante o dia.

“Não havia como negar, sentia-se muito mais disposta à noite, mais ágil e cheia de vontade. Para Lauren, o anoitecer trazia consigo uma estranha vontade de conquistar o mundo, sair sem destino em busca de tudo e nada ao mesmo tempo, perder-se em lugares desconhecidos, deparar-se com novas pessoas e situações...”

Lauren mora com a mãe, uma mulher doce e frágil chamada Anna, que passa o tempo todo lembrando a filha de que ela é seu milagre enviado pelo próprio Deus, e seu pai, Robert, um pastor que passa muito tempo dentro da igreja e pouquíssimo tempo em casa. É perceptível desde o início que o porto seguro de Lauren é Gabriel, seu amigo de infância.
Coisas estranhas já estavam acontecendo logo no início. Lauren sentia que estava sendo perseguida, Gabriel sempre parecia saber onde ela estava e pesadelos horríveis vinham durante a noite. Certo dia, depois de uma noite inquieta, Lauren sai durante o dia e se vê no meio da floresta e conversando com uma criança que se diz ser um ser da natureza. Como se isso já não fosse loucura demais para uma adolescente só, a garotinha, Elida, diz algo que deixa Lauren encabulada: ela não é filha de Robert, é filha de um tal de Heylel. Quem diabos é Heylel?

“- É o nome do seu pai. Alguns o chamam de Estrela da Manhã... Luz da Aurora... mas acredito que seja mais conhecido como Lúcifer mesmo. ”

Depois dessa revelação, mesmo achando que tudo é uma loucura, as peças que faltavam na vida de Lauren começavam a se encaixar. A partir daí Lauren, juntamente com Gabriel, tenta contatar seu pai, Lúcifer, o Diabo, Satanás, Heylel, ou seja lá como ele queira ser chamado. Após acontecimentos inevitáveis e conversas acaloradas com Lúcifer, Lauren se vê sem nenhuma alternativa a não ser tomar o lugar que sempre foi dela.

“Já não era chamada de Lauren, pois Naiara assumiu a posição para qual foi gerada; ela, enfim, era a filha de Lúcifer. ”

Num lugar totalmente novo, sendo treinada por um demônio, tentando estabelecer uma relação com seu pai e rodeada por demônios a torto e a direita, a protagonista percebe que os problemas são muito maiores do que ela imaginava. Uma guerra está a caminho e o alvo é Heylel e todos aqueles que o cercam. Lauren/Naiara pode ser sua única saída ou seu maior problema. O passado vindo à tona, uma vida no próprio inferno, um coração divido entre aqueles que conhece há muito tempo e aqueles que estão ganhando sua confiança, um pai protetor tentando ajudar a própria filha, um demônio sexy no caminho e um milhão de problemas, recheiam o livro de humor, lutas e ternura, fazendo-nos devorar as páginas a fim de descobrir o que está por vim.

A linguagem é simples, narrada em terceira pessoa e te deixa a par de tudo que está se passando na cabeça dos personagens. Os personagens são bem trabalhados e desenvolvidos ao longo do livro. A única coisa que me incomodou foi a protagonista. Eu criei uma antipatia pela Lauren, que eu queria entrar no livro e socar a cara dela, porque o temperamento volátil dela me irritava. Mas não se preocupem, eu acredito que se você não quiser dar umas boas palmadas no protagonista, é porque alguma coisa está errada. 
A trama desenvolvida por Erika é interessante e quando a gente começa a descobrir as coisas, não consegue parar de ler e ansiar por mais respostas.

Não posso terminar a resenha sem destacar o personagem que mais gostei no livro todo: Heylel. Gente, eu me apaguei com o caído assim que ele apareceu e abriu a boca pela primeira vez. Eu achei bonita a forma como a autora trabalhou Lúcifer. Um “homem” que mesmo se rebelando contra seu Deus, sendo, segundo a religião que nos foi ensinada, a raiz de todo o mal, conseguiu encontrar o amor e perceber que havia muito mais na vida que o que ele conhecia. A beleza, a profundidade dos seus sentimentos e a forma como ele agia com os outros me encantou de um jeito, que eu passei a querer saber mais do Heylel.

“- Não sou forte, não consigo perder você novamente. Quando sua mãe me deixou, levou consigo tudo o que um dia fui. Faz 18 anos que escolhi ser melhor todos os dias por você, na esperança de que Ele me olhe novamente e note que tudo o que mais desejo é você ao meu lado. ”

A minha cena favorita é a da conversa entre Deus e Heylel. Eu me senti tocada por aquela conversa, em paz e emocionada assim como o personagem.

“ – Onde está sua fé, Lúcifer? – Sem desviar a atenção do seu olhar e reconhecendo muito bem a voz do seu Criador, ele não se surpreendeu com a visita.
[...]
- Às vezes, Senhor, é mais fácil ter fé pelos outros, falar pelos outros, acreditar nos outros, do que em si mesmo. ” 

Enfim, Tenebris se tornou uma trama surpreendente, repleta de descobertas e referencias bem-humoradas e com uma narrativa que nos enche de curiosidade.
Super recomendo. Deixe Tenebris surpreender você. 

Link para compra: Tenebris: O fim é apenas o começo
Livro fisico em pré-venda: Tenebris: O fim é apenas o começo 

4 comentários:

  1. Amei a resenha ❤ esse livro parece bem legal rs a autora colocou lucifer totalmente diferente do que a gente tá acostumado rs isso é intrigante.bjos
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA, LINDA.
      O LIVRO É MARAVILHOSO, TENHO CERTEZA QUE VOCÊ VAI AMAR SE LER.
      OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

      Excluir
  2. Olá
    Eu amei a leitura de Tenebris. A Erika tem um jeito tão único de escrever e nos apresentar personagens que seriam problemáticos e torna eles nossos queridinhos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM ISSO. ME VI RECLAMANDO DOS PERSONAGENS NO COMEÇO E TORCENDO POR ELES DEPOIS RSRS
      OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

      Excluir