quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Bora ler nacional?| Eu sou mesmo assim... Gabriela - Gabriela Rossi Bernardes


Título: Eu sou mesmo assim... Gabriela
Autora: Gabriela Rossi Bernardes
Nota: 5🌟+💗

Sobre Gabi: Eu sou mesmo assim... Gabriela
Aos meus 11 meses, depois de tomar uma vacina, tive febre e convulsões e fui diagnosticada com paralisia cerebral, motivo pelo qual demorei para sentar, engatinhar, andar, falar, aprender a ler e escrever.
Mas, por sorte, sempre tive a força incansável de minha mãe: Maria Helena. Além de não me deixar desanimar, ainda cursou fisioterapia para me orientar, treinar e, literalmente, me levantar. Contei também com terapeuta ocupacional e equipe, as fisioterapeutas, as fonoaudiólogas, além de professores da escola da criança.
Até os anos de idade usei vários aparelhos e próteses nas pernas e nos braços. Foi quando fiz uma cirurgia e passei 100 dias em cadeira de rodas.
Sofri preconceito pelas pessoas que me julgavam apenas pela minha deficiência, sem capacidade de ver meus esforços para superar as dificuldades.
Apesar das limitações e privações, sempre me esforcei: acordava mais cedo que todos, pois o que para os outros era simples, para mim era bem mais difícil. Desde levantar da cama até tomar banho, me arrumar e etc.
Além de ir a escola, minha rotina era cheia de terapias, aulas particulares para acompanhar os estudos, fisioterapia na água, natação e terapias em geral. Era bastante cansativo para mim e para todos. Meu irmão, quando era criança, até sentia ciúmes dessa dedicação de minha mãe e familiares.
Hoje estou terminando o ensino médio e vou estudar pedagogia e me especializar em libras para, futuramente, ser intérprete.
Trabalhei na APAE e em empresas como jovem aprendiz.
Hoje organizo intervalos culturais em eventos nas instituições.
Tenho muitos amigos na vida real e nas redes sociais.
Meu segredo é ser sempre assim: não desisto do que quero.
Este livro comprova, em parte, essa obstinação em realizar meu potencial.
Quero conquistar muito mais.
Eu sou Gabriela Rossi Bernardes, tenho 22 anos e muita coisa para contar.

💗Bom, preciso começar dizendo que sou muito fã de poesias, então quando comecei o livro da Gabi, eu não queria mais parar a leitura. Li em menos de 20 minutos, no intervalo entre um período e outra na faculdade, com um marcador na mão e praticamente marcando todos os versos das poesias da autora.
Uma poesia não precisa ser complicada, com palavras difíceis, versos interligados e cheio dessa baboseira que a gente aprende lá  na quarta série na escola. Ela só precisa ter sentimento, e não falta sentimento nas poesias da Gabi. São poesias sobre coisas pequenas, do seu dia-a-dia, simples se formos analisar, mas que nos dá a possibilidade de entender como ela vê o mundo ao seu redor e o que ela sente quando os descreve. Não há muito o que falar de suas poesias a não ser que são lindas e tocantes.
Consegui apreciar todas as suas poesias e até anotei trechinhos que adorei, para não os esquecer. Gabi é a prova de que a deficiência não atrapalha a vida da pessoa. É só um detalhe. Quando li a história da Gabi e depois tive oportunidade de entrevista-la, percebi que sua deficiência não mudava nada nela, Gabi nem mesmo dá muita ênfase nesse aspecto. Ela gosta de ser ela, gosta de viver seu dia como se fosse o último, de cantar, de dançar, conversar, sorrir. Ela é especial não por causa de tudo o que viveu e sim por ser essa garota tão cheia de vida e com tanta emoção que não coube dentro de si e transbordou no papel.
Vocês precisam conhecer a seleção de poesias dela e conhece-la também hahaha
Para terminar, gostaria de deixar a poesia da página 21, uma das minhas favoritas e que reforça as coisas que falei da autora tanto aqui na resenha quanto na entrevista.

Igualdade

Pessoas com deficiência são descriminadas
Por pessoas que também têm uma grande deficiência:
A incapacidade de se colocar no lugar do outro
Tenho uma deficiência
Uma paralisia cerebral
Mas assim como qualquer um, também vivo em busca da superação e autonomia
Ter uma deficiência não é fácil, mas isso não quer dizer que eu não saiba que:
O mundo foi feito para todos
O amor é para todos

A vida é para todos.

Tem uma entrevista com ela aqui no blog. Não deixem de conferir! 

2 comentários:

  1. Nossa que linda história de superação! Eu já tinha visto esse livro mas achei que era outro gênero e não poesia! Adorei sua resenha e mais ainda conhecer mais um pouquinho da Gabi bjos 😘 aleituramagica.worpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é otimo, vale super a pena conferir! Obrigada pela visita. Bjnhos.

      Excluir